Marte Retrógrado: A Arte do Passo Atrás
Como é importante saber dar um passo atrás!
Não há nada que te garanta estar absolutamente certo sobre tudo, o tempo todo!
Nem a mais iluminada das consciências está isenta de dar um passo em falso… nem que seja em pensamento!
Um pequeno deslize… uma mínima distração… e a falibilidade da natureza humana se traduz num ímpeto de avanço na direção que não era para ser… onde não residem exatamente as tuas melhores escolhas.
Quanto tempo vc leva para perceber que a bússola interna está sendo ignorada e dizer: ‘Oh owh! Direção errada’!!!?
Perder a plaquinha que diz ‘Beco sem Saída’ é problema…. pois ela sinaliza esta condição somente na entrada do beco… e ignorar ela significa que vc só se dará conta que tal caminho não conduz a lugar nenhum apenas no final do beco! Aí, a tua decisão sobre dar um passo atrás se tornará auto-evidente… e retornar procurando pelo ponto do caminho no qual vc se perdeu, será uma consequência natural.
É por isso que há um tempo perfeito para aprender a rever a direção dos teus movimentos e ressincronizar o avanço com a bússola interna… e este momento chama-se ‘Marte Retrógrado’!
Isto acontece quando o movimento aparente do Planeta Marte se inverte no céu e segue um fluxo contrário no Zodíaco.
Por acaso, esta inversão começou a acontecer a partir da noite do dia 26/06/2018, praticamente dia 27/06/2018 em Greenwich…. e irá durar até 27/08/2018
Quando acontecem estas transições, o movimento dos Planetas pode ser definido em 7 estágios, no qual o último deles é a retomada do movimento Direto. No caso de Marte, os estágios ‘Estacionários’ -nos quais o Planeta não avança ou retrocede mais do que um grau no Zodíaco- tem duração aproximada de uma semana.
As datas de transição com dois meses de intervalo entre elas referem-se à transição entre o movimento Estacionário Direto e Estacionário Retrógrado -quando de fato o percurso aparente muda de direção- e posteriormente entre o estágio Estacionário Retrógrado e Estacionário Direto -quando se processa a retomada ao curso normal.
Não quer dizer que apenas durante estes dois meses esta revisão de nossas atitudes e movimentos irá vigorar. Mas sim que este é o tempo mais favorável para aprender e treinar tal movimento. Se tem algum front de batalha em sua vida que não está mostrando resultados muito satisfatórios, antes de demonizar o período de Marte Retrógrado, tente identificar primeiramente onde é que vc está precisando dar um passo atrás!
Acredite! Dar um passo atrás é só para os fortes!
Ter a humildade de reconhecer que uma direção inconveniente foi assumida e a disposição de voltar atrás para corrigir tal avanço infrutífero requer uma grandeza interna!
Gosto muito de como o I Ching descreve tal ‘retorno’ ao caminho na linha »
‘Nove na primeira posição’ do Hexagrama » FU / O Retorno [O Ponto de Transição]:
“Retorno de uma curta distância.
Não é necessário remorso.
Grande boa fortuna!
Pequenos desvios do bem não podem ser evitados.
Porém, é preciso retroceder a tempo, antes de ir longe demais.
Isto é especialmente importante na formação do caráter.
Todo pensamento maléfico, por menor que seja, deve ser imediatamente afastado, antes que avance demais e se enraíze na mente.
Assim, não haverá necessidade de arrependimento, e tudo irá bem.”
Chegar a esse ponto no qual o retorno ao caminho se processa em tão curta distância -onde apenas um único pensamento se desviou da ordem natural das coisas- é sinal de grande sabedoria!
É o caminho do Tao!
Gosto também de como o Hexagrama 50 expressa estas ideias:
“O fogo sobre a madeira: a imagem do CALDEIRÃO.
Assim o homem superior, corrigindo sua posição, consolida seu destino.
O destino do fogo depende da madeira; enquanto houver madeira abaixo, o fogo arderá acima.
O mesmo ocorre na vida humana. No homem também há um destino que dá força à sua vida e que se consolida quando o homem consegue posicionar corretamente a vida e o destino, harmonizando-os.”
‘Posicionar corretamente a vida e o destino’ sugere que não estavam posicionados exatamente da forma correta…
Marte Rx sugere que este é o momento mais oportuno de aprender a rever estes posicionamentos!
Estaria minha vida apontando para meu destino maior?
Decididamente estou seguindo os caminhos apontados pela minha bússola interna?
Ou será que algo está sendo negligenciado?
Uma outra linha do Hexagrama ‘O Criativo’, também postula conceitos que facilmente podem ser associados aos ensinamentos de um Marte Retrógrado:
“Dragão arrogante terá motivo de arrependimento.
Que significa isso?
A arrogância significa que ele sabe como avançar, mas não como retroceder;
significa que ele conhece o existir mas não o perecer;
que sabe alguma coisa sobre o lucro, porém nada sobre a perda.
Só o sábio sabe como avançar e retroceder, reter e renunciar, sem perder sua verdadeira essência.
Só o sábio pode fazê-lo!”
Que exercício sublime saber dar um passo atrás e consolidar o destino numa outra direção!
Que maravilha essa faísca de consciência que surge em pleno movimento e te diz: ‘Não é por aqui’!
O caminho para vc se re-encontrar passa -necessariamente- pela assunção de que vc se perdeu!
Quando isto acontece -e torna-se clara a necessidade de rever a direção- entra em curso uma outra urgência, que requer um movimento resoluto, no sentido de não ficar preso a uma indecisão… instância esta que o I Ching também aborda de maneira maravilhosa no ‘Seis na primeira posição’ do Hexagrama 57 – A Suavidade Penetrante:
“Ao avançar e ao retroceder, é favorável a perseverança de um guerreiro.”
‘Ao avançar e ao retroceder’ refere-se a quando a vontade vacila.
‘É favorável a perseverança de um guerreiro’ significa que uma vez feita a decisão e determinada a direção do movimento, a vontade é controlada.
Ficar nesse lugar indeterminado da vontade no qual ora se avança, ora se recua, sem uma força decidida como para consolidar o avanço e, ao mesmo tempo, sem uma intenção clara que defina a retirada é, definitivamente, muito perigoso!
Soldados morrem numa guerra quando são vítimas desse momento de irresolução e não conseguem definir se é hora de avanço ou de retirada!
Por isso, nessa hora, quando na consciência se define a inversão do movimento e o grito vigente clama ‘recuar’ é preciso igualmente a força e a firmeza de um guerreiro para cumprir com rigor o que a ordem exige.
E nada como Marte Retrógrado para tornar-se um Jedi e processar esta inversão de movimento, sem perder o jogo de cintura e o equilíbrio!
Mais uma linha do Hegrama ‘O Criativo’ aborda estes conceitos com uma perspectiva miraculosa, indicando, ainda, as referências que possibilitam à psique identificar a necessidade de uma correção:
“O grande homem, em seu caráter, se põe em harmonia com o céu e a terra, em sua luminosidade, com o sol e a lua, em sua coerência, com as quatro estações, na boa fortuna e no infortúnio que gera, com os deuses e espíritos.
Quando ele antecipa a ação do céu, o céu não o desmente. Quando ele segue o céu, adapta-se ao tempo do céu.
Se nem o céu lhe oferece resistência, quanto menos o farão os homens, os deuses e os espíritos.”
Bem no meio do período Retrógrado de Marte acontece a sua ‘Oposição’… momento no qual se alinha com a Terra e com o Sol, ficando Marte num dos lados da Terra e o Sol do outro.
Um Crop Circle (ou círculo de cultura) surgido no Reino Unido -três dias antes de Marte iniciar sua Retrogradação- sinalizou para mim a coincidência da data desta Oposição de Marte junto com um Eclipse Lunar Total, o que significa que haverá um alinhamento praticamente perfeito de 4 corpos celestes. Apenas poucas horas separam a Oposição de Marte do Eclipse Lunar Total, dentro da mesma data » 27/07/2018
A oposição de Marte será bastante peculiar, pois coincide com a maior aproximação do Planeta Vermelho à nossa órbita terrestre nos últimos 15 anos, o que concederá uma visualização muito especial, devido à sua proximidade… Já o Eclipse Lunar Total será o mais longo do nosso século XXI, também devido a coincidências do apogeu terrestre com o apogeu lunar. Será visível no Brasil, onde a Lua já nascerá ‘eclipsada’ e avermelhada, em função da luz do Sol ser refratada pela atmosfera. Com Marte maior no céu, logo acima e à direita da Lua eclipsada e amplificada no horizonte, o espetáculo promete ser único e imperdível!
Por isso decidi ilustrar e compartilhar os significados contidos no Crop Circle -que ainda fazem alusão a mais dois Eclipse Solares Parciais acontecendo nos intervalos das datas significativas- e fiquei ponderando o que aconteceria com o curso da humanidade se esta faísca de consciência sobre ‘dar um passo atrás’ se estende-se coletivamente, a cada um de nós!
E claro, uma miríade de possibilidades se abriu na minha mente, indicando as possíveis consequências disto…
Mas logo consegui dar um passo atrás.. e concentrar estas energias numa outra direção, que misteriosamente apontou para dentro »
Não é a humanidade que precisa dar um passo atrás!
Eu preciso dar um passo atrás! E se eu fizer isto, estarei fractalmente impulsionando a cada um, desde dentro, a fazer a mesma coisa…
Aí, quem sabe, a humanidade possa dar um passo atrás! E juntos possamos salvar o mundo!
@>–>—
Mais imagens do Crop Circle, aqui »
https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=2187354844611276&id=246667595346687
Se quiser, deixe algum feedback nos comentários.
Abraço a todos!
miguel etchepare – Diretor Digital da CNA [2015~2019]
Conteúdo elaborado especialmente para a CNA
ॐॐॐॐॐॐ Este artigo poderá ser oportunamente
incrementado conforme sua repercussão e alcance ॐॐॐॐॐॐ
Mais sobre o autor»
Perfil no website da CNA – Trajetória astrológica
Me siga no meu Perfil Facebook para não perder nenhum dos meus posts sobre Astrologia »
Pressione [Seguir] no meu Perfil para acompanhar todas as atualizações públicas » https://www.facebook.com/lito.etchepare
Outros artigos publicados por Miguel Etchepare no website CNA»
A Arte Do Passo Atrás – Deeply Inside
Excelente artigo, ilustrações perfeitas.
Abç.
Obrigado Carlos, Plutão é sempre uma inspiração!
@>–>—