História no Céu Austral

27 de janeiro de 2010 Artigos, Homenagens Comentários desativados em História no Céu Austral

Capítulo do livro “Astrologia no Brasil” – Os Caminhos da História no Céu Austral

Marilha Maneschy Suzuki

“Hoje a minha religião é a busca do saber e a prática do bem. Meu templo é meu coração. Meu guru é minha consciência desperta. Sou um cidadão do cosmo em busca da perfeição, minha família é a humanidade, minha pátria é o universo, meu dia é a eternidade e minha vida é a luz do firmamento”

 Assuramaya: vida dedicada à Astrologia

Não podemos deixar de reconhecer a importância de Assuramaya, um Laboratorista do Ministério da Saúde, cearense, radicado na cidade do Rio de Janeiro. A partir de sua atividade profissional, dedicou-se ao estudo dos ciclos lunares e suas influências sobre os seres vivos. Seguindo e aprofundando suas pesquisas, tornou-se um grande conhecedor dos estudos clássicos da Astrologia. Em 1957, começou a trabalhar como jornalista dos Diários Associados; no Diário de Notícias e no Correio da Manhã Assuramaya foi o responsável pela publicação dos horóscopos. Promoveu o primeiro congresso de Astrologia realizado no país, em 1971. No ano seguinte, Assuramaya publicou o primeiro manual de Astrologia lançado no Brasil, pela editora Renes.

Com a falência do grupo empresarial fundado por Assis Chateaubriand, Assuramaya passou a publicar sua coluna astrológica no Jornal O Dia, no qual manteve durante dez anos a coluna “Assim Fala Assuramaya”. Nesta, ele abordava temas referentes à cultura, Historia, mensagens de grandes mestres, biografias e, como não poderia deixar de ser, um horóscopo. Procurado por diversas personalidades interessadas no conhecimento de seus mapas astrológicos, Assuramaya tem orgulho em afirmar que, a pedido de Dona Laura, mãe de Roberto Carlos, fez nos anos 1960 o Mapa Astrológico do famoso cantor e compositor.

Sua popularidade no meio artístico proporcionou-lhe momentos pitorescos e interessantes, como quando era convidado a participar de programas de debates na televisão, por exemplo, no Programa Flávio Cavalcanti, da extinta Rede Tupi de Televisão, e no Programa Jota Silveste, da antiga Rede Record. Suas atividades artísticas incluem uma experiência na Rádio Nacional, quando manteve um programa matinal diário até o ano de 1976, batendo recordes de audiência segundo o IBOPE. Em 1978, passou a ministrar cursos na Faculdade Estácio de Sá, permanecendo lá até o ano de 1982. Naquela escola, Assuramaya fundou o Centro de Pesquisas Astrológicas.

Um grande estudioso da Astrologia, Assuramaya possui um imenso acervo de obras estrangeiras, principalmente francesas, datadas do século passado. Seu grande mestre, não só da Astrologia, mas principalmente de filosofia de vida, foi, sem dúvida, o monge tibetano Ananda. É o portador da carteira número um do Sindicato dos Astrólogos.

Assuramaya é escritor e possui vários livros de Astrologia publicados. Para ele, a Astrologia não é uma religião, não é jogo de búzios, nem cartomancia, nem quiromancia. A Astrologia, para ele, influi na vida das pessoas e no seu comportamento, pois é necessário estudar profundamente a Física, a Astronomia e a Matemática para entender os mecanismos que afetam os seres humanos e a influência dos astros sobre as pessoas.

Um dos primeiros pesquisadores de Astrologia no Brasil do século passado, preocupado com a escassez de pessoas interessadas no assunto, Assuramaya adquiriu, fim dos anos 1960, o acervo bibliográfico da viúva do ilustre Astrólogo Botelho de Abreu, seu conhecido.

Segundo Assuramaya, em 1936 aconteceu o primeiro movimento Astrológico e científico no Brasil. Havia na França, nessa época, um Astrólogo muito culto e famoso, chamado Don Neroman, que se estabelecera naquele país. Don Neroman foi mestre de Demétrio de Toledo, cônsul brasileiro em Paris na década de 1940, e muito respeitado por suas previsões astrológicas, sobretudo para o presidente Getúlio Vargas.

Quando voltou da França, Demétrio fundou, segundo depoimento de Assuramaya, a primeira escola de Astrologia no Brasil, a Escola Sombra e Luz, que editava uma revista com o mesmo nome. Essas atividades permitiram a popularização da Astrologia e formaram várias outras pessoas, como o mestre João Romariz. Este por sua vez, ministrou diversos cursos, formando uma geração de Astrólogos que se projetaria futuramente no cenário brasileiro. Outra pessoa importante na formação de Assuramaya foi Ullo Getzel, um Astrólogo alemão radicado no Rio de Janeiro. Desse mestre, Assuramaya fez um curso por correspondência, em apostilas.

Sobre o Autor

CNA (Central Nacional de Astrologia)
Translate »