Um planeta nunca é o mesmo

12 de janeiro de 2011 Astrologia Medieval, Vertentes Astrológicas Comentários desativados em Um planeta nunca é o mesmo

por Rodolfo Veronese

No artigo anterior, abordei as regências planetárias e o papel do dispositor de um planeta ou Casa na interpretação. Eu o finalizei prometendo explicar no nosso próximo encontro a diferença entre Astrologia Horária e Natal. Não parece, mas isso tem muito a ver com o assunto do texto anterior.

Não sei se você já teve contato com Astrologia Horária. Para saber melhor, leia o artigo de Patrícia Valente, neste mesmo site . Basta dizer que temos uma diferença simples entre Astrologia Natal e Horária: a priorização dos regentes. Se quero saber se uma mulher gosta de mim e se ficaremos juntos, não há coisa melhor do que um mapa horário pra descobrir isso. Monta-se um mapa horário para o momento em que o Astrólogo entende a pergunta. Eu seria representado pela Casa 1 e seu regente, enquanto a mulher pela Casa 7 e seu regente.

O que não foi dito até agora e que tem importância capital é que os resultados do mapa horário dependem basicamente do encontro dos regentes das Casas 1 e 7. Se um vai de encontro ao outro por aspecto, há a possibilidade de que o casal fique junto.

O que seria o regente? O grande responsável pelos assuntos de uma Casa. Como disse no artigo anterior, é o regente que diz o desfecho de um assunto. Planetas dentro da Casa investigada dizem sobre o assunto também, mas eles não têm autoridade para finalizar as coisas. Os regentes têm essa capacidade, eles dirão o fim das coisas, dentro da unidade de tempo que o cliente deseja.

A ênfase nos regentes é típica da Astrologia Horária. Na boa e velha Astrologia Natal, a ênfase é diferente, principalmente aqui no Ocidente. Certa vez, Morin de Villefranche, Astrólogo francês do século XVI, disse uma frase que define isso: “POSIÇÃO É MAIS IMPORTANTE QUE REGÊNCIA”.

Uma frase pequena como essa pode ser interpretada de várias formas, até como um Haikai Zen Budista, mas sejamos simples. Imagine que eu desejo ver assuntos matrimoniais no meu mapa natal. A primeira coisa que temos de analisar é a Casa 7. Segundo Morin, para descobrirmos os assuntos da Casa 7, é mais importante haver planetas dentro dessa Casa (posição) do que analisarmos o regente da Casa 7 (regência). O regente seria importante se a Casa estivesse vazia, mas a presença de planetas dentro dela aponta algo atávico: o planeta dentro da Casa sempre a influenciará!

Se você tem Saturno na casa VII, espere sempre por coisas, eventos e pessoas saturninas nas suas parcerias. Algumas pessoas acham que isso é muito fatalista, mas essa opinião revela um entendimento errado da Astrologia. Saturno não significa somente coisas ruins. Além disso, as interpretações do mapa natal são atualizadas anualmente pela Revolução Solar, um mapa calculado para o dia em que o Sol volta ao mesmo grau e minutos natais que ocupava no mapa natal. Ou seja, as coisas sempre mudam, mas sempre serão saturninas, porque você tem saturno na Casa VII. Parece um grande paradoxo, mas segundo a Astrologia tradicional você pode esperar coisas que sempre se repetirão na sua vida – mas de maneira diferente.

A pessoa com Saturno na Casa VII tem questões matrimoniais que serão sempre atualizadas de acordo com o estado cósmico de Saturno na Revolução do ano em que analiso. Se Saturno estiver em bom estado cósmico na Revolução, os relacionamentos fluem melhor. Isto porque ele está na Casa VII natal, e segundo Morin um planeta nunca se esquece da sua determinação local natal. Na minha experiência, aliás, ter Saturno em bom estado na Revolução é apenas uma das coisas que seriam esperadas num ano bom para relacionamentos. Existem muitas configurações que podem ajudar, não sendo necessário apenas um planeta tão lento como Saturno chegar nos seus domicílios para se expressar de um modo mais positivo. Se a Casa VII da Revolução estiver em bom estado, estaremos mais seguros em julgar que não haverá graves intercorrências nos relacionamentos.

O próximo artigo revelará um grande segredo que ajudará muito o leitor. Vamos descobrir um ritmo secreto contido no mapa natal – as profecções.que estamos Elas são fundamentais para avaliarmos qualquer área da vida no ano eventualmente estudando. Até mais!

Rodolfo Veronese é astrólogo especializado em Astrologia Medieval.

Sobre o Autor

CNA (Central Nacional de Astrologia)
Translate »