XVI Simpósio do SINARJ terá participação de Robert Hand

26 de novembro de 2014 Notícias, Regional RJ no comments

Neste ano, a nova diretoria do SINARJ, presidida por Maria Eugênia de Castro, Astróloga que também é membro benemérito da Central Nacional de Astrologia – CNA – e a comissão organizadora do Simpósio, coordenada pelo vice-presidente Nando Guimarães, e pelo executivo Renato Chebar (ex-vice-presidente do SINARJ), mostraram que vieram para fazer diferença no meio Astrológico. O Simpósio, que acontece de 28 a 30/11, no Rio de Janeiro, RJ, contará com a presença de ninguém menos que um dos astrólogos mais famosos e renomados do mundo, Robert Hand, que além de palestrar no evento, fará parte de dois painéis, um sobre Técnicas de Interpretação e uma mesa sobre as Previsões para 2015. Além disso, também ministrará aos interessados um workshop no dia da abertura do evento (28).

Robert Hand, para os que não o conhecem, veio de uma família de astrólogos, formou-se em História e atua como astrólogo profissional desde 1972.  No início de sua carreira, ficou conhecido como primeiro astrólogo a escrever para programas de computadores. Fundou a Astro-Graphics Services em 1979, que mais tarde se tornou Astrolabe, Inc.  É um dos autores do Astrodienst, membro da AFAN (Association For Astrological Networking, USA) e do ISAR, além de patrono da Faculty of Astrological Studies (Londres) e já foi presidente da NCGR (National Council for Geocosmic Research, USA), recebeu o Prêmio Regulus/USA, recebeu o Lifetime Achievment (Conjunto da Obra) da UAC, é membro do Lodge Astrológico de Londres e da Associação Astrológica da Grã-Bretanha. Reside na Virgínia, Estados Unidos, e está atualmente totalmente engajado como editor, tradutor e publisher de documentos históricos, antigos escritos de astrologia. Sua biblioteca, além de seis livros de sua própria autoria, abriga os textos originais e traduções de mais de duas dezenas de astrólogos antigos e medievais, o projeto ARHAT.

Para falar um pouco sobre como é o profissional Robert Hand e sobre o XVI Simpósio do SINARJ a CNA convidou Nando Guimarães, que também é Nando Guimarães, vice-presidente do SINARJ e membro astrólogo da CNAastrólogo membro da CNA desde 2009.

CNA – Nando, como foi que o SINARJ decidiu trazer o Robert Hand?

Nando Guimarães: Foi por iniciativa do Renato Chebar, que já conhecia o Robert Hand, que o SINARJ conseguiu ter esta atração especial entre os palestrantes do XVI Simpósio. Acredito que contamos também com a ajuda do céu astrológico – um trígono em Fogo de Júpiter e Urano. A visita do Robert Hand é realmente uma conquista para a Astrologia no Brasil. Espero que toda a classe profissional astrológica e estudantes possam desfrutar deste evento e que ele seja o primeiro de muitos no mesmo nível de conhecimento astrológico.

CNA – E o que exatamente o Robert Hand fará no Simpósio?

Nando Guimarães: Na sexta feria dia, 28, ele fará um workshop especial durante o dia, por um preço, muito razoável para quem acompanha a trajetória desse papa da astrologia. É uma pena que os livros deles não tenham sido traduzidos ainda.  Durante o Simpósio, no sábado, de 12h às 13h30, o Robert Hand vai compor uma mesa com o tema: Um mapa, diversas rotas.  E, às 17h45 fará uma palestra individual com o tema “Os Primeiros Passos para Analisar Potenciais Relacionamentos na Astrologia”, No domingo ele participa da Mesa de previsões para 2015. É possível que se ofereça  outro workshop,  pós Simpósio, na 2ª. Feira à noite. Para informações sobre isso, as pessoas precisam falar diretamente no site do Sinarj ou na Secretaria.

CNA: E você pode nos contar um pouco mais sobre como será esta mesa com o Robert Hand no Simpósio?

Nando Guimarães: Será mais um painel que uma mesa, composta por quatro profissionais representando escolas de pensamento e sistemas de interpretação diferentes. Eu estarei moderando e cada pessoa da mesa fará uma análise de 20 minutos de um mesmo mapa astral. Será um estudo comparativo, imperdível principalmente para estudantes e astrólogos incitante, mesmo sem a presença do Robert Hand já seria algo bem interessante para este público, mas com ele, teremos um viés Clássico de suas pesquisas recentes em técnicas tradicionais helenísticas. O objetivo é mostrar ao público uma visão panorâmica e rica das diversas técnicas e abordagens, que podem ser utilizadas na leitura de um mapa natal. Cada um dos palestrantes desenvolverá uma leitura de acordo com a técnica na qual tem uma expertise e domínio especial. Esta mesa contará com a presença dos astrólogos José Maria Gomes Neto, enfocando a Astrologia Contemporânea, Bernadeth Pombo, abordando a Astrologia Védica, Edil Carvalho, falando sobre Astrocaracterologia e Robert Hand destacando a Astrologia Medieval e Tradicional.

CNA – Nando, sabemos que você morou muitos anos nos Estados Unidos e que é atualmente membro de todas as entidades americanas de astrologia, incluindo a AFAN, da qual o Robert Hand também é associado. Gostaríamos de saber se já encontrou alguma vez o Robert Hand anteriormente.

Nando Guimarães: Sim, eu o conheci a num Congresso em Kansas City, em 1995, promovido pelo NCGR, do qual também faço parte e fui Diretor de Pesquisas, em 2007. É um evento especial somente para educação e pesquisa, oferecendo provas ao final do Encontro para a Certificação Profissional. Ele estava lançando um software na época, com Mandala colorida, e fez o meu mapa, foi muito emocionante [risos]. Sempre nos encontrávamos nos eventos anuais e ele foi até nossa filial NCGR em Boston duas vezes para dar workshops. Estudar com ele é o mais próximo que chegamos de uma abordagem acadêmica, se a Astrologia fosse ensinada nas Universidades. Ele é verdadeiro erudito teórico, pesquisador, que consegue mesclar o clássico com o moderno, um dos fundadores da NCGR e de outros eventos e projetos de tradução e editoração de livros e textos clássicos.

Diretoria SINARJQuem deseja prestigiar os eventos com o Prof. Roberto Hand no SINARJ ainda pode fazer uma inscrição combo (membros da CNA têm descontos) com a Secretaria do evento via site: http://simposio2014.sinarj.com.br/

CNA – Nando, o SINARJ sabemos que é um evento de muito sucesso. O que mais você destacaria no evento.

Nando Guimarães: O SINARJ contará com 47 palestrantes durante os três dias de evento. Estamos falando de uma reunião imperdível para quem preza qualidade de conhecimento astrológico e para aqueles que estão aprendendo astrologia. Procuramos durante o evento realizar palestras especializadas para astrólogos atuantes e, também, palestras mais básicas, para os estudantes. Espero que todos gostem!

 

10690310_10202005801266144_8518331698756171820_n

 

 

 

Sobre o Autor

CNA (Central Nacional de Astrologia)

Join the discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *