SOL, Regente de 2009

27 de janeiro de 2011 Artigos, Diversos: até dezembro/2009 Comentários desativados em SOL, Regente de 2009

O Sol está associado à luz que nos possibilita enxergar e conhecer, à consciência, ao LOGOS e à razão. No corpo humano rege o coração, de forma que a vida é plena em satisfações e alegrias quando vibramos como o coração pede. Ser o que se é e deixar sua marca no mundo são experiências para aqueles que permitem que sua própria luz ilumine o caminho. No ano do Sol aproveite para colocar sua criatividade para fora, procure fortalecer a auto-estima, faça coisas que te vitalizam e te tragam energia, oriente a si e àqueles que estão necessitados na direção do eu e da auto-satisfação, trate a si com dignidade, busque cada vez mais o direito de existir como ser único e diferenciado.

Sem querer desmerecer a importância do regente do ano, vale dizer que relacionar o ano a um único astro pode ser simplista e limitante. Além disso, de sete em sete anos o Sol é o Regente do ano, e mesmo que possamos relacionar os últimos anos regidos por ele (1995-2002-2009) será provavelmente de forma geral, sem entrar nos particulares. (Leia o texto completo, em anexo, contendo explicações sobre como se calcula o Regente do ano e quais são os principais movimentos planetários em 2009)

Dicas para 2009

Neste ano devemos observar a fundamentação de tudo que transmitimos, o quanto realmente sabemos sobre o que estamos falando, e levar em conta até que ponto deve-se considerar como verdadeiro o que nos é passado pelas pessoas e pelos meios de comunicação. Tudo que for negociado, discutido, criado e produzindo poderá se desmantelar se estiver usando como base discursos vazios de estrutura e viabilidade prática. No amor e nas relações pessoais a franqueza, a ousadia e a objetividade deverão sempre ser priorizadas. Caso sinta que está o tempo todo “pisando em ovos” para evitar turbulências, o melhor é desistir da relação, partido para um caminhar bem firme e direcionado para o que deseja, doa a quem doer. Escolha atitudes espontâneas mesmo quando ainda não tem muita familiaridade e, quando não sentir identidade com a pessoa em questão retire-se, pois do contrario cairá na rigidez dos comportamentos que obedecem somente aos ditames sociais. Caso a situação te force a chegar perto da hipocrisia, abra mão de ser agradável e ponha as cartas com as figuras viradas para cima na mesa. Enfim, neste ano evite a todo custo os relacionamentos e associações que são permeados por segundas intenções e melindres, por excesso de escrúpulos e formalidades, e por posturas ambíguas e indefinidas. A tensão para a ação está bem acentuada, sendo que em muitos momentos pode lhe faltar a consciência do propósito, por isto tome cuidado para não agir obedecendo ao seu passado, principalmente, às coisas mal resolvidas. Aproveite o final do ano e inicio do próximo para solucionar assuntos pendentes. Todas as dificuldades vivenciadas nos primeiros meses serão compreendidas e incorporadas como sabedoria, não tenha receio de jogar luz no seu passado e nas suas escolhas, pois somente assim poderá mudar seu significado e iniciar nova etapa de vida.

Aconselho que não resista quando sentir que o anseio de desconstruir o velho e a necessidade de estruturar o novo estão te rodeando. Por conta desta ambigüidade você viverá um ano bem dinâmico. Assim, para evitar cortes abruptos e dolorosos, como também as limitações concretas e asfixiantes, o melhor é aceitar o momento e aproveitá-lo ao máximo. Nada de rigidez, nem de deixar o caos tomar conta. Está na hora de mudar radicalmente os padrões, abrindo-se para o inusitado, porém, estabelecendo de imediato as regras e normas que irão reger o que até então não tinha sido cogitado como possível. Talvez este seja um excelente ano para acreditar com toda fé nos seus sonhos e para sonhar alto sem nenhuma restrição, a não ser quando as pretensões esbarrarem no outro de forma desrespeitosa. Poderão ser também sonhos compartilhados por duas ou mais pessoas, e não desista mesmos daqueles que dificilmente sejam realizáveis neste ano, pois este é o momento para semeá-los. Melhor será nos casos dos sonhos que são voltados para o outro, para o mundo, de hoje e o de amanhã. É um ano que se pode intuitivamente sentir o futuro acontecendo no presente.

Iniciou no ano passado e se consolida em 2009 um período de 15 anos onde se observará estruturas inquestionavelmente solidas e bem plantadas ruírem por serem ocas, pois a idéia original se perdeu em algum momento. O avesso de tudo que está formalizado e instituído estará à mostra, assim as costuras mal feitas, os pontos soltos, os acabamentos feitos a toque de caixa ficarão em destaque e, com um simples puxão tudo será desfeito. Em tudo que fizer procure cuidar para que tenha significado e muito conteúdo, demore o tempo que precisar, mas preencha cada espaço e faça com que a forma externa seja definida por sua essência.

Feliz 2009 para você e para todos nós!

Sobre o Autor

Astrologia como única ocupação profissional desde 1985, atendendo clientes e dando cursos. Entre 1980 e 1986 estudou astrologia como autodidata, organizou e participou de grupos de estudo. Formação acadêmica em Psicologia pela UFMG (1982). Criou o método Mônica Matta-Machado Auler para o ensino da astrologia e formação de astrólogos. O curso de astrologia atende a alunos de todos os níveis de conhecimento; como também fornece supervisão a astrólogos que estão iniciando sua atuação profissional. Faz atendimento presencial e virtual. Na consulta astrológica trata, principalmente, do mapa natal e do momento de vida do cliente. O trabalho é de autoconhecimento, visando salientar os potenciais indicados no mapa e, junto ao cliente, observar quais estão sendo bem usados e quais poderiam ter melhor aproveitamento. O estudo do momento não é preditivo, e sim as tendências.