Palavra da Presidência

01_Vanessa guazzelli paim

Vanessa Guazzelli Paim – Presidenta CNA

Caros colegas e amigos, membros da CNA,

Iniciamos um novo Tempo, com Saturno em Escorpião até 2015, em mútua recepção com Plutão, que seguirá em quadratura com Urano até este mesmo ano. Tempos fortes, bem sabemos. Tempos de transformar, aprofundar e realizar desejos.

Isto se dá dentro do contexto de Netuno em Peixes, que vem nos convocando a uma integração maior, ampliando nossa percepção vivencial de que estamos sim conectados, de que todos os diferentes estão incluídos no grande mar de Netuno.

Qual nossa função como astrólogos? Qual a função da CNA em tempos assim?

Astrologia é linguagem, o logus das estrelas… A qualidade da Astrologia e de suas contribuições no mundo se desenvolve no exercício, no intercâmbio, na interlocução. A linguagem comum entre os astrólogos é algo ainda em desenvolvimento, um desafio para nós que temos de integrar as várias dimensões do céu em sua relação com a terra. Para além das especificidades, pertinentes e necessárias, é preciso que no tempo cheguemos mais e mais a uma linguagem comum, que nos possibilite melhor interação e integração, por onde podemos juntos afinar a compreensão e a expressão deste saber.

Iniciamos um novo Tempo e, com ele, uma nova gestão de Diretoria e Conselho Fiscal, a partir de um novo estatuto que reorganiza nossa estrutura administrativa, viabilizando um trabalho mais fluente e de fato participativo.

Com esta reestruturação, contamos agora com os Núcleos de trabalho – Financeiro, Social e Digital – frutos de nossos aprendizados como instituição. Temos também a possibilidade, quando e enquanto necessário, de criar comissões, como a de Planejamento Estratégico e a vindoura Comissão de Pesquisa, que visam auxiliar a Presidência em assuntos específicos. E, é claro, nossas preciosas Regionais.

A renovação que agora começamos a vivenciar se fez possível através da crise, graças ao posicionamento e dedicação manifestados por muitos membros de diferentes formas. Em palavra e ação vários foram os sujeitos que contribuíram neste movimento.

A todos que trabalharam e continuam trabalhando por esta transição, nosso agradecimento. A todos, esta diretoria convida a participar no desenvolvimento e trabalho da CNA.

Reiteramos as linhas gerais do direcionamento desta diretoria, já manifestado durante a candidatura:
– realização de eventos – cafés astrológicos, circuitos, encontros, congresso
– intercâmbios regionais e internacionais
– ativação e agilidade no âmbito digital
– incentivo à pesquisa e à produção de escritos
– arrecadação de recursos financeiros que ampliem nossas possibilidades de ação

Que estas ações estejam balizadas por:

– espírito de parceria, com naturalidade e simplicidade
– boa comunicação, clara, fluente, presente
– posicionamento atuante em prol da Astrologia, sempre que preciso e oportuno.

E o sentido maior de nossa associação é que possamos usufruir de verdade deste compartilhar que a CNA nos oportuniza, em fraternidade.

Desejando que a CNA se enriqueça e se fortaleça com as diferenças,
florescendo e frutificando mais e mais em seu propósito de integração,
saudações astrológicas e fraternas a todos.

Vanessa Guazzelli Paim
Presidenta da CNA