O sistema PROLUNA (PLN) A Progressão Lunar Natural de Boris Cristoff

30 de maio de 2016 Artigos no comments

Em julho de 1963, o búlgaro residente no Uruguai desde os cinco anos de idade, Boris Cristoff, na intenção de simplificar os sistemas e métodos de previsão astrológica, numa época em que não havia programas que os calculassem e só o cálculo à mão, tabelas e efemérides possibilitavam os resultados, criou intuitivamente seu próprio método, a chamada PROLUNA. A sigla vem das iniciais de Progresión Lunar Natural ou Progressão Lunar Natural em bom Português. Neste método todas as previsões e tendências são vistas apenas através da carta natal, com a qual “apenas numa olhada” pode-se estabelecer as idades e os fatos de uma vida, além de possibilitar uma descrição detalhada das etapas pelas quais estamos passando, as que já passaram e as que ainda virão, assim como descrever as nossas percepções a respeito de cada uma delas.

La Predicción Astrológica Por El Sistema De La PROLUNA Y Sus Derivados – Cristoff, Boris – Kier, 1994

La Predicción Astrológica Por El Sistema De La PROLUNA Y Sus Derivados – Cristoff, Boris – Kier, 1994

 

Nos anos 60, quando os computadores ocupavam uma sala inteira, não havia outro modo de se desenhar um mapa astrológico senão manualmente. Além disso, os cálculos de todas as técnicas de previsão conhecidas (Trânsitos, Progressões Secundárias, Revolução Solar, para mencionar as mais populares) tornavam o trabalho dos astrólogos mais extenso, passando horas entre operações matemáticas até se chegar aos resultados e daí interpretá-los astrologicamente. Com a PROLUNA criada por Cristoff, pode-se determinar os eventos mais importantes de uma vida apenas numa olhada sobre o mapa, descrever as qualidades a serem desenvolvidas e vividas em cada um destes momentos, através do signo pelo qual a PROLUNA passa com suas propostas naturais, além de conseguirmos determinar quando estes eventos irão ocorrer, pelas casas do mapa. Este sistema foi apresentado mundialmente em 1966 na revista Cahiers Astrologiques, na França.

(http://www.aureas.org/faes/francais/cahiersastrologiques02fr.htm)
O número 7, através de seu simbolismo, é a base da PROLUNA. Desde a Antigüidade este número aparece: os sete dias da semana, os sete astros visíveis a olho nu, as sete cores do arco-íris, as sete notas musicais, os sete mares etc. O termo Lunar da sigla PROLUNA vem justamente do fato de que cada fase da Lua dura em média sete dias; daí a relação pensada por Boris, já que este é o astro mais próximo da Terra, com sua influência indiscutível em termos físicos e circunstâncias extremamente importantes simbolizadas por ela numa carta. Boris então percebeu que se contasse sete anos para cada setor astrológico, poderíamos através deles identificar os principais fatos da biografia da pessoa. Ao fim de doze casas teremos então 84 anos (12 x 7) e com isto Boris relacionou imediatamente ao ciclo do astro Urano, o chamado “regente moderno da Astrologia”! Assim ele diz que “a PROLUNA descreve perfeitamente a relação entre o astrólogo (representado por Urano) e seus clientes (a Lua como representante das massas, das pessoas e suas necessidades)”.

Cada casa terá seus significados relacionados aos fatos mais comuns à idade, representando as fases que são comuns de acordo com a idade, ou as chamadas “pressões externas”. Por exemplo, quando a PROLUNA passa pela quarta casa, entre os 21 e 28 anos de idade, Boris identifica como sendo a fase em que é mais comum as pessoas saírem da casa dos pais, casarem, afastarem-se dos amigos da escola (muitas vezes amizades adquiridas da etapa da 3ª casa), terem filhos e reverem as próprias necessidades. Ou como se pode verificar na etapa que começa aos 49 anos de idade, a etapa da casa 8, na qual muitos talvez comecem a lidar com a morte dos mais velhos. Crises pessoais, assim como a busca por terapias ou pela metafísica podem surgir nesta fase, em que se procura explicações mais além daquelas já conhecidas.

Os signos zodiacais apontam para evoluções naturais do nosso caráter, de nossas almas, chamados por Boris nesta técnica de “pressões internas”, ou seja, através deles saberemos tudo o que queremos e iremos desenvolver enquanto a PROLUNA passar por ali. Vão mostrar a forma como estamos lidando com nossas vidas, os nossos sentimentos e pontos de vista daquele momento quando no meio do signo e tudo com o que estamos fartos e cansados quando no fim de cada signo.

O ponto PROLUNA começa a andar a partir do Ascendente, no momento do nosso nascimento, marcando o início da construção da nossa personalidade, evoluindo a cada sete anos através das etapas comuns a todos (idades = casas), que significa viver e fazer as coisas relacionadas a cada etapa da vida, encarando tudo o que for relacionado à fase, até a próxima casa e daí um novo estágio. Ainda que Boris Cristoff tenha idealizado este método usando o sistema de casas de Placidus, aconselho a todos a verificarem os resultados com os sistemas de casas que estão mais acostumados a usar.

Os planetas vão representar os principais fatos e sua principal ativação se dá quando a PROLUNA fizer conjunção a cada um deles, podendo representar a “primeira vez” de um evento (a experiência de um primeiro amor num aspecto da PROLUNA em conjunção a Vênus, uma primeira experiência de trabalho ou o início de um novo empreendimento com a conjunção a Marte e assim por diante). Os demais aspectos representam circunstâncias pelas quais temos de passar, fáceis ou difíceis, dependendo dos ângulos formados (aspectos ptolomaicos, também chamados de maiores) e são vistos ou como algo que a vida nos traz (na conjunção a vontade é nossa) ou como o desdobramento do fato iniciado na conjunção. O autor compara o planeta a “um prato principal”, seja com o tempero no ponto certo (aspectos fáceis) ou exageradamente condimentado (aspectos difíceis)…

image003

Toda vez que a PROLUNA fizer conjunção a um planeta na nossa carta, passaremos por significantes mudanças, unindo os significados naturais do astro com a fase da vida (casas – a etapa física e as predisposições naturais concernentes à idade), com o signo (as etapas psicológicas, “o colorido” ou qualidades que estamos vivendo e aprendendo) e suas variações (elementos, ritmos e polaridades), além de também estarmos conectados com o astro regente do signo pelo qual passa o ponto PROLUNA, como se ficasse ativado durante a passagem pelo seu signo, ativando também seus atributos naturais, o assunto intrínseco à casa onde estiver e seus aspectos.
Como num quebra-cabeça, temos de buscar compreender o que nos propõe a vida naquele momento através deste sistema, trazendo-nos um novo olhar, descrevendo-nos eventos e suas conseqüências. Como se trata de um método que se utiliza apenas da carta natal, também é possível determinar o porquê de um planeta representar uma coisa na vida de um indivíduo, enquanto na vida de outro o mesmo astro pode ter outra atribuição dentro do seu repertório obviamente, de acordo com a idade em que é ativado. Ou ainda encontrarmos um astro que esteja sempre em aspecto à PROLUNA nos principais eventos de uma biografia.

A técnica da PROLUNA sempre nos mostrará a figura maior, o pano de fundo, ou as principais tendências num dado momento de nossas vidas (lembrando que as idades são sempre encontradas através das casas, assim possibilitando marcar quando tais eventos ocorrerão), durante um período de 84 anos. Posteriormente, Boris Cristoff adaptou sua técnica para as Revoluções Solares e seu ciclo de um ano, rebatizando-a de RESONA ou Revolução Solar Natural, a qual mostrará a atmosfera do nosso ano pessoal, descrevendo os detalhes a respeito do período a partir do aniversário, mês a mês de acordo com a seqüência de casas, conjugando-a com a etapa a qual se vive da PROLUNA. Nesta técnica, seu autor não recomenda relocar a Revolução Solar, quer dizer, Boris diz que sempre se deve calculá-la para a mesma cidade de nascimento a fim de acompanharmos a RESONA. Ele próprio, tendo imigrado ao Uruguai aos cinco anos de idade, analisa suas Revoluções Solares para a cidade de Sofia, onde nasceu. Outra técnica que ele recomenda para a averiguação dos ritmos e pequenos dentro de um mês é a Revolução Lunar (RELUNA ou Revolução Lunar Natural), descrevendo situações cotidianas e as alterações emocionais daquele mês. Também aponta para a possibilidade de uso da Carta Diária, a qual chama de REDIANA (Revolução Diária Natural), verificando o clima de cada momento do dia, sempre a partir do horário de nascimento. Sabemos que a Carta Diária pode indicar quando os eventos prometidos pelas técnicas maiores estarão mais propensos a ocorrer.

De acordo com Cristoff, “o horóscopo mostra as sensações e percepções que uma pessoa tem com respeito aos eventos”, o que quer dizer que, de acordo com sua teoria, o mapa não é uma verdade geral aplicável do mesmo modo a todos; no entanto cada ponto em da carta deve ser analisado particularmente daquela maneira apenas naquele mapa. Sendo assim, compreendemos que mais além de apontar para os eventos mais importantes e comuns das nossas histórias, a PROLUNA permite ao astrólogo traçar uma relação entre um evento externo (planeta) e como ele é percebido e vivido (casa – as idades – e signo – as qualidades de como estamos sentindo o evento). “A interpretação do método PROLUNA nos permite descrever a biografia do nativo, não apenas seus eventos passados, mas também os futuros e o clima no qual se estará em cada experiência vindoura”.

image004

 

Como exemplo da técnica da PROLUNA (PLN) aplicada num mapa, vamos brevemente analisar a carta de Neymar Jr., um dos maiores jogadores da atualidade.

Como exemplo da técnica da PROLUNA (PLN) aplicada num mapa, vamos brevemente analisar a carta de Neymar Jr., um dos maiores jogadores da atualidade.

Como mencionado anteriormente, nesta técnica os signos são interpretados como evoluções naturais do caráter, somando as qualidades necessárias às etapas ao longo da vida (casas).
Planetas sempre apontarão para eventos e a conjunção do ponto PROLUNA a cada um deles pode descrever um evento novo, a primeira vez que algo passa naquela biografia. E com os precoces aspectos da carta de Neymar sua biografia não podia ser diferente.

Sabemos que um mapa representa circunstâncias prometidas e através da PROLUNA podemos observar quando os fatos vêm à luz, no que um planeta específico é aspectado e manifesta seus significados naturais, assim como o modo que este astro irá operar através dos assuntos do seu próprio repertório.

image007

Aos seis anos de idade, jogando bola com os demais meninos de sua idade, Neymar começou a chamar a atenção de alguns agentes e empresários esportivos, entre eles estava Pelé, grande ícone do futebol brasileiro. Nesta idade, o ponto PROLUNA entrava em Capricórnio, signo que carrega em seus significados a conexão com a vida profissional e a carreira, que nos traz responsabilidades e organização à nossa rotina. Com mencionei antes, ao cruzar determinado signo a PROLUNA ativa não apenas as qualidades do mesmo, mas também as situações cotidianas relacionadas a ele. O pai de Neymar, reconhecendo o potencial do filho, começou então a atuar também como seu treinador, disciplinando e direcionando a inacabável energia do menino, que não queria parar de jogar em nenhum instante. Num período regido por Saturno, as regras aparecem para serem observadas, e Neymar tinha de ir muito bem na escola se quisesse jogar bola todos os dias com seus amigos. Sua “estrela” começou a brilhar quando a conjunção Vênus, Urano e Netuno foi ativada , além do trígono natural de Júpiter a estes astros, trazendo a sua vida as primeiras propostas para se tornar integrante das categorias infanto-juvenis daquela época. Quando Marte é ativado pela PROLUNA muito frequentemente começamos alguma atividade profissional nova e damos nossos primeiros passos rumo a nossos objetivos. Aos doze anos, com a PROLUNA a 22° de Capricórnio em conjunção a Marte e em sextil exato a Plutão (astro que de acordo com Boris Cristoff nos conecta à nossa meta primordial na vida), uma nova categoria foi criada no Santos Futebol Clube para garotos menores de treze anos, com o claro propósito de não deixar escapar este prodígio, nem desperdiçar seu brilhantismo.

Com apenas dezessete anos, Neymar assinou seu primeiro contrato com o Santos FC, já no time profissional, estando junto aos mais experientes, já como atacante. Com o ponto PROLUNA aos 11° de Aquário, em 07 de março de 2009 ele marcou seu primeiro gol.

Quando a PLN fez uma conjunção partil ao seu Sol, Neymar vestiu pela primeira vez a camisa da Seleção Brasileira. Nada e nem ninguém poderiam mais contê-lo!

Aos 21 anos de idade e o ponto PLN cruzando do Fundo do Céu, portanto do hemisfério oriental / individual para o ocidental / social da carta, após muitos meses de negociações, Neymar Jr. finalmente assinou o contrato com o Futbol Club Barcelona. Todas as vezes em que a PROLUNA cruzar nossos ângulos (as cúspides das casas 4, 7 e 10) há significativas mudanças em nossas vidas. O Ascendente representa o prórpio nascimento e, de acordo com o autor, o retorno da PLN a esta cúspide, aos 84 anos, representaria o segundo nascimento ou segunda infância.

Entrando em Peixes e encontrando sua Lua natal, ficam ativadas as questões da popularidade e sucesso entre seus torcedores pelo mundo inteiro. Após esta conjunção, por pouco mais de 42 anos, o ponto PLN de Neymar não fará conjunção alguma, até alcançar Júpiter na sua casa 10. Segundo esta técnica, há uma tendência aos fatos da vida serem previsíveis, rotineiros e representarem uma continuidade ou um desenvolvimento de cada conjunção, através dos sextis, quadraturas, trígonos e oposições. Ainda no décimo segundo signo, a PROLUNA sempre fecha um ciclo, indicando uma grande crise a todos que vivem este aspecto, principalmente ao passar pelo último decanato de Peixes, representando a diluição de um sistema de vida e indicando uma nova etapa e grande renascimento assim que entrar em Áries, em meio a desafios e grandes iniciativas geralmente. Quando for esta época, Neymar não só lidará com a energia de autonomia ariana, mas também estará no seu primeiro retorno de Saturno. Possivelmente, aí considerará um novo estilo de vida, saberá tomar as mais acertadas decisões e estabelecerá novos objetivos à sua fantástica vida.

A carta de Neymar Jr. pelo programa ProLuna software®, criado por Boris Cristoff

A carta de Neymar Jr. pelo programa ProLuna software®, criado por Boris Cristoff

Nota:
1- Podemos encontrar os cálculos da PROLUNA nos seguintes programas astrológicos: Pegasus (de Paulo de Tarso Ferreira, pela Hocus Pocus Software, Brasil), Meridien (de Juan Pedro Saba, Cathar software, Argentina) e ProLuna (do próprio Boris Cristoff, Uruguai).

Sobre o Autor

Leonardo Lemos Interessa-se por Astrologia desde muito jovem, iniciando seu curso básico no SESC- Santos em 1991 com o professor George Jorge. Passa a atender aos poucos em 1996, enquanto ainda exercia a profissão de professor de Inglês e Francês, funções que lhe permitiram investir em cursos e especializações em Astrologia, entre elas Astrologia Empresarial com Maurício Bernis, em Santos em 1998, além de ter cursado Psicologia na UNISANTOS. Desde 2001, participa da TV regional de sua cidade natal, Santos, com inserções em alguns programas, tendo ficado de 2003 a 2008 semanalmente no Programa Ação & Reação, divulgando a Astrologia e respondendo às perguntas dos telespectadores. Em 2002, começa a dar aulas para os níveis Básico e Intermediário na Escola Santista de Astrologia, dirigida por Marcia Bernardo e George Jorge (ambos de Santos- SP). Em 2011 tem seu primeiro contato com o astrólogo renomado mundialmente Boris Cristoff, criador da técnica da PROLUNA (Progressão Lunar Natural) e da Tabela Periódica da História, em Montevidéu, no Uruguai. Com ele estuda a técnica e se torna um novo divulgador da mesma, tendo apresentado a palestra “Os 50 anos da PROLUNA- A previsão pelas idades do homem” na Astrológica 2013, congresso anual de Astrologia em São Paulo. Em 2014 participa da organização da vinda de Boris Cristoff ao Brasil, à Astrológica 2014. Em 2015 apresenta a palestra "O Zodíaco Dracônico- O Zodíaco da Alma" na Astrológica 2015 na Escola Gaia e a palestra "Astrologia Vocacional e o Mapa Dracônico", no XVII Simpósio de Astrologia do SINARJ. Ministra cursos sobre técnicas dracônicas. Leonardo Lemos foi Coordenador do Núcleo Social da Central Nacional de Astrologia de abril de 2014 a agosto de 2015. Atual presidente da CNA, gestão 2015-2018.

Join the discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *